Bons motivos para aprender italiano

Associação Bell Italia • 14 de janeiro de 2019

Atualmente cerca de 65 milhões de pessoas no mundo falam italiano. É o idioma oficial nos países como Itália, San Marino, Cidade do Vaticano e Suíça. E é o segundo idioma na Ilha de Malta, Eslovênia e Croácia.

Existe cerca de 18 diferentes dialetos na Itália. O idioma italiano, assim como o português tem sua origem a partir do latim, possuindo algumas semelhanças entre os dois idiomas.


Por que estudar italiano?


  • Língua e Cultura: A Itália é um país com um vasto patrimônio natural e cultural, a civilização italiana é uma das mais ricas da Europa e possui excepcionais artistas como Michelangelo, Raphael e Leonardo da Vinci.


  • Viajar: Conhecer suas obras de arte, monumentos históricos, visitar pequenas e charmosas cidades e contemplar belíssimas paisagens como os lagos italianos, montanhas, museus, cidades medievais e vivenciar e sentir toda a história do país. Visitar o Coliseu em Roma, passear pela cidade da moda e design em Milão, entre outras belas cidades como Verona, Florença e regiao da Toscana.

  • Gastronomia: Uma das mais influentes e saborosas, a culinária italiana conta com várias especialidades, além do risoto, tiramisu, spaghetti, gnocchi entre tantas outras.


  • Origens da família: No Brasil cerca de 30 milhões de pessoas possuem ascendência italiana, quase 15% da população brasileira possui antepassados italianos. É um dos países com maior número de descendentes italianos no mundo. Na cidade de São Bernardo do Campo, os primeiros imigrantes italianos chegaram no ano de 1877. Aprender o italiano, é muitas vezes entrar em contato com a história da própria família.

  • Reconhecer a cidadania italiana: A cidadania italiana é um direito por sangue e atualmente para o reconhecimento da cidadania não é exigido o conhecimento no idioma e cultura italiana, mas muito tem se falado em, futuramente, exigir um certificado de conhecimento em um nível a ser estabelecido. Afinal ser cidadão italiano e não dominar o idioma, é o mesmo que ser cidadão brasileiro e não falar o português. Além disto, dominar o idioma pode auxiliar aqueles que pretendem viajar para a Itália, a fim de efetuar o processo de reconhecimento da cidadania, sendo por conta própria ou com um assessor.


Quer aprender o idioma? Matrículas abertas, com início das aulas em março de 2019. Entre em contato conosco.

Associação Bell ´Italia – Língua e Cultura Italiana
www.bellitalia.org.b r

instagram: @bellitaliasbc
facebook: bellitalia.linguaecultura

Por Associação Bell´Italia 24 de abril de 2019
Festa della Liberazione, 25 de abril
Por Associação Bell´Italia 17 de abril de 2019
A cidade de Montese, na Itália , faz fronteira com as províncias de Modena e de Bolonha, na região de Emilia Romagna , é conhecida por ser cenário de uma importante batalha na Segunda Guerra Mundial. A Batalha de Montese aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial, nos dias 14 e 17 de abril de 1945, sendo parte da Ofensiva Aliada final da Campanha na Itália, sendo de um lado os pracinhas brasileiros da FEB, junto com alguns tanques da Divisão Blindada Norte-Americana e outras tropas do 14 º Exército Alemão. Segundo informações do site Ministério da Defesa, “De acordo com o general da reserva do Exército, Luiz Eduardo Rocha Paiva, a Vila de Montese foi a parte mais significativa da ação brasileira. "O ataque começou às 9h35, do dia 14 de abril de 1945, feito pelo 11º Regimento de Infantaria de São João Del Rei, e se prolongou até as 15 horas. Para ele, a conquista de Montese é significativa porque rompeu as linhas inimigas “Gótica” e “Gengis Khan”, permitindo que os aliados cercassem 148ª Divisão e aprisionando cerca de 21 mil homens. Apesar da vitória, a Batalha de Montese foi uma das mais sangrentas da história das Forças Armadas, com mais de quatrocentas baixas (mortos e feridos). A topografia favorecia o defensor alemão, que ocupava posição dominante no terreno. Outro fator relevante foi a forte resistência alemã, por causa da importância estratégica da área. Eles reagiram minando campos, e por contra-ataques com blindados, bombardeios e morteiros." Os soldados brasileiros venceram sobre os alemães e libertaram a cidade em 17 de abril de 1945, o acontecimento de liberação de Montese recebeu o nome de “Ofensiva da Primavera ” .
Por Associação Bell´Italia 19 de fevereiro de 2019
Os certificados em italiano são destinados a cidadãos estrangeiros, aos cidadãos italianos residentes no exterior - descendentes de emigrantes italianos e aos imigrados estrangeiros na Itália. - Para que serve? Os exames de proficiência servem para medir o nível de conhecimento no idioma, são testes que avaliam a capacidade em se comunicar. As provas reúnem exercícios de leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral. São destinados aos estudantes estrangeiros que pretendem cursar em universidades italianas, os estrangeiros que requerem a autorização de residência para um longo período e aos que pretendem trabalhar na Itália em companhias internacionais pois algumas empresas podem também exigir o exame de conhecimento no idioma. Desde dezembro de 2018, o exame de proficiência no idioma, passa a ser um requisito obrigatório nos processos de naturalização italiana. CERTIFICAÇÃO - CILS e CELI CILS - Certificati di Lingua Italiana – Universit à per Stranieri di Siena A certificação CILS é emitida pela Universidade para Estrangeiros de Siena e reconhecida pelo Ministérios de Relações Exteriores. Cada nível avalia a capacidade de falar e escrever italiano. Serve para aqueles que pretendem estudar e trabalhar na Itália. O certificado é dividido em seis n íveis , sendo do A1 (nível principiante) até o nível C2 ( proficiência). Todos os níveis têm teste de leitura e prova escrita, compreensão oral e expressão oral, e estão de acordo com as orientações definidas pelo Quadro Europeu Comum de Refer ência para as Línguas. A tabela abaixo mostra a correspondência entre os níveis da certificação CILS e aqueles propostos pelo Conselho da Europa. N ível – Quadro Europeu Comum de Refer ência N ível CILS Proficiente C2 C1 CILS QUATTRO-C2 CILS TRE-C1 Independente B2 B1 CILS DUE-B2 CILS UNO-B1 Usuário A2 A1 CILS A2 CILS A1 Fonte: cils.unistrasi.it - Como é o exame? As certificações de nível A1 e A2 , a marcação é de 60 pontos , os níveis B1, B2, C1 e C2 a marcação é de 100 pontos. Para obter a certificação, é necessário obter uma pontuação suficiente em cada um dos cinco testes. - Dura ção do teste: A duração do teste é de acordo com cada nível: N ível Parte escrita Parte Oral A1 1h45 a 2h15 10 min A2 2h05 a 2h45 10 min B1 3h40 10 min B2 3h45 10 min C1 4h40 15 min C2 3h45 15 min - Quando é realizado o exame? Data das provas: Os exames são realizados duas vezes por ano em: junho e dezembro. Inscri ções: São realizadas de três a quatro meses antes das provas. Onde fazer: A Associação Bell ´Italia tem cursos preparatórios para a certificação. A prova é realizada em instituições conveniadas no ABC. Resultado exame: O resultado do exame é disponibilizado três meses após a sua realização.
Por Associação Bell´Italia 18 de fevereiro de 2019
Na última quinta-feira (14.02.2019), assinado na Prefeitura de São Bernardo do Campo, pelo prefeito Orlando Morando, e em seguida no Consulado Geral da Itália, em São Paulo, o acordo de participação para concessão de bolsas de estudos no idioma italiano para professores da rede pública municipal. O prefeito Orlando Morando, assinou o Acordo de Cooperação juntamente com a Secretária de Educação, Silvia Donnini e o apoio do Secretário da Cultura Adalberto Guazzelli, para a capacitação de cerca de 30 professores da rede pública municipal do programa “Educar Mais”, para o ensino do curso de língua, linguagem e cultura italiana para os alunos entre 5 e 10 anos de idade. Com o apoio do Consulado da Itália em São Paulo e totalmente custeado pela Associação Bell’Italia Língua e Cultura, de São Bernardo do Campo, a qual irá auxiliar no desenvolvimento dos materiais de ensino e treinamento aos professores da rede municipal. As aulas terão duração de 180 horas. Em seguida a assinatura do acordo foi realizada na sede do Consulado Geral italiano, em São Paulo, contou com a presença do Cônsul Geral da Itália, Min. Filippo La Rosa, o Sottosegretario agli Esteri On. Guglielmo Picchi, o Embaixador Min. Antonio Bernardino e a Presidente da Associação Bell´Italia, Sonia Maria Galuchi. Representando a Secretária de Educação, estava presente, Celso Ricardo Silva. Na assinatura também estavam as presenças especiais de Augusto Bellon, João e Gisele Gazinhato.
Por Associação Bell´Italia 24 de abril de 2019
Festa della Liberazione, 25 de abril
Por Associação Bell´Italia 17 de abril de 2019
A cidade de Montese, na Itália , faz fronteira com as províncias de Modena e de Bolonha, na região de Emilia Romagna , é conhecida por ser cenário de uma importante batalha na Segunda Guerra Mundial. A Batalha de Montese aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial, nos dias 14 e 17 de abril de 1945, sendo parte da Ofensiva Aliada final da Campanha na Itália, sendo de um lado os pracinhas brasileiros da FEB, junto com alguns tanques da Divisão Blindada Norte-Americana e outras tropas do 14 º Exército Alemão. Segundo informações do site Ministério da Defesa, “De acordo com o general da reserva do Exército, Luiz Eduardo Rocha Paiva, a Vila de Montese foi a parte mais significativa da ação brasileira. "O ataque começou às 9h35, do dia 14 de abril de 1945, feito pelo 11º Regimento de Infantaria de São João Del Rei, e se prolongou até as 15 horas. Para ele, a conquista de Montese é significativa porque rompeu as linhas inimigas “Gótica” e “Gengis Khan”, permitindo que os aliados cercassem 148ª Divisão e aprisionando cerca de 21 mil homens. Apesar da vitória, a Batalha de Montese foi uma das mais sangrentas da história das Forças Armadas, com mais de quatrocentas baixas (mortos e feridos). A topografia favorecia o defensor alemão, que ocupava posição dominante no terreno. Outro fator relevante foi a forte resistência alemã, por causa da importância estratégica da área. Eles reagiram minando campos, e por contra-ataques com blindados, bombardeios e morteiros." Os soldados brasileiros venceram sobre os alemães e libertaram a cidade em 17 de abril de 1945, o acontecimento de liberação de Montese recebeu o nome de “Ofensiva da Primavera ” .
Por Associação Bell´Italia 19 de fevereiro de 2019
Os certificados em italiano são destinados a cidadãos estrangeiros, aos cidadãos italianos residentes no exterior - descendentes de emigrantes italianos e aos imigrados estrangeiros na Itália. - Para que serve? Os exames de proficiência servem para medir o nível de conhecimento no idioma, são testes que avaliam a capacidade em se comunicar. As provas reúnem exercícios de leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral. São destinados aos estudantes estrangeiros que pretendem cursar em universidades italianas, os estrangeiros que requerem a autorização de residência para um longo período e aos que pretendem trabalhar na Itália em companhias internacionais pois algumas empresas podem também exigir o exame de conhecimento no idioma. Desde dezembro de 2018, o exame de proficiência no idioma, passa a ser um requisito obrigatório nos processos de naturalização italiana. CERTIFICAÇÃO - CILS e CELI CILS - Certificati di Lingua Italiana – Universit à per Stranieri di Siena A certificação CILS é emitida pela Universidade para Estrangeiros de Siena e reconhecida pelo Ministérios de Relações Exteriores. Cada nível avalia a capacidade de falar e escrever italiano. Serve para aqueles que pretendem estudar e trabalhar na Itália. O certificado é dividido em seis n íveis , sendo do A1 (nível principiante) até o nível C2 ( proficiência). Todos os níveis têm teste de leitura e prova escrita, compreensão oral e expressão oral, e estão de acordo com as orientações definidas pelo Quadro Europeu Comum de Refer ência para as Línguas. A tabela abaixo mostra a correspondência entre os níveis da certificação CILS e aqueles propostos pelo Conselho da Europa. N ível – Quadro Europeu Comum de Refer ência N ível CILS Proficiente C2 C1 CILS QUATTRO-C2 CILS TRE-C1 Independente B2 B1 CILS DUE-B2 CILS UNO-B1 Usuário A2 A1 CILS A2 CILS A1 Fonte: cils.unistrasi.it - Como é o exame? As certificações de nível A1 e A2 , a marcação é de 60 pontos , os níveis B1, B2, C1 e C2 a marcação é de 100 pontos. Para obter a certificação, é necessário obter uma pontuação suficiente em cada um dos cinco testes. - Dura ção do teste: A duração do teste é de acordo com cada nível: N ível Parte escrita Parte Oral A1 1h45 a 2h15 10 min A2 2h05 a 2h45 10 min B1 3h40 10 min B2 3h45 10 min C1 4h40 15 min C2 3h45 15 min - Quando é realizado o exame? Data das provas: Os exames são realizados duas vezes por ano em: junho e dezembro. Inscri ções: São realizadas de três a quatro meses antes das provas. Onde fazer: A Associação Bell ´Italia tem cursos preparatórios para a certificação. A prova é realizada em instituições conveniadas no ABC. Resultado exame: O resultado do exame é disponibilizado três meses após a sua realização.
Por Associação Bell´Italia 18 de fevereiro de 2019
Na última quinta-feira (14.02.2019), assinado na Prefeitura de São Bernardo do Campo, pelo prefeito Orlando Morando, e em seguida no Consulado Geral da Itália, em São Paulo, o acordo de participação para concessão de bolsas de estudos no idioma italiano para professores da rede pública municipal. O prefeito Orlando Morando, assinou o Acordo de Cooperação juntamente com a Secretária de Educação, Silvia Donnini e o apoio do Secretário da Cultura Adalberto Guazzelli, para a capacitação de cerca de 30 professores da rede pública municipal do programa “Educar Mais”, para o ensino do curso de língua, linguagem e cultura italiana para os alunos entre 5 e 10 anos de idade. Com o apoio do Consulado da Itália em São Paulo e totalmente custeado pela Associação Bell’Italia Língua e Cultura, de São Bernardo do Campo, a qual irá auxiliar no desenvolvimento dos materiais de ensino e treinamento aos professores da rede municipal. As aulas terão duração de 180 horas. Em seguida a assinatura do acordo foi realizada na sede do Consulado Geral italiano, em São Paulo, contou com a presença do Cônsul Geral da Itália, Min. Filippo La Rosa, o Sottosegretario agli Esteri On. Guglielmo Picchi, o Embaixador Min. Antonio Bernardino e a Presidente da Associação Bell´Italia, Sonia Maria Galuchi. Representando a Secretária de Educação, estava presente, Celso Ricardo Silva. Na assinatura também estavam as presenças especiais de Augusto Bellon, João e Gisele Gazinhato.