Montese, a cidade italiana homenageia os heróis da FEB (Força Expedicionária Brasileira)

A cidade de Montese, na Itália , faz fronteira com as províncias de Modena e de Bolonha, na região deEmilia Romagna, é conhecida por ser cenário de uma importante batalha na Segunda Guerra Mundial.
A Batalha de Montese aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial, nos dias 14 e 17 de abril de 1945, sendo parte da Ofensiva Aliada final da Campanha na Itália, sendo de um lado os pracinhas brasileiros da FEB, junto com alguns tanques da Divisão Blindada Norte-Americana e outras tropas do 14º Exército Alemão.
Segundo informações do site Ministério da Defesa, “De acordo com o general da reserva do Exército, Luiz Eduardo Rocha Paiva, a Vila de Montese foi a parte mais significativa da ação brasileira. "O ataque começou às 9h35, do dia 14 de abril de 1945, feito pelo 11º Regimento de Infantaria de São João Del Rei, e se prolongou até as 15 horas. Para ele, a conquista de Montese é significativa porque rompeu as linhas inimigas “Gótica” e “Gengis Khan”, permitindo que os aliados cercassem 148ª Divisão e aprisionando cerca de 21 mil homens.
Apesar da vitória, a Batalha de Montese foi uma das mais sangrentas da história das Forças Armadas, com mais de quatrocentas baixas (mortos e feridos). A topografia favorecia o defensor alemão, que ocupava posição dominante no terreno. Outro fator relevante foi a forte resistência alemã, por causa da importância estratégica da área. Eles reagiram minando campos, e por contra-ataques com blindados, bombardeios e morteiros."
Os soldados brasileiros venceram sobre os alemães e libertaram a cidade em 17 de abril de 1945, o acontecimento de liberação de Montese recebeu o nome de “Ofensiva da Primavera ” .

Como forma de homenagem aos brasileiros que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial para libertar Montese
das forças alemãs, a cidade conta com uma praça de nome Piazza Brasile,
além de outros monumentos dedicados
à Força Expedicionária Brasileira,
entre eles o que se encontra na Via
Panorâmica
e o Gaggio Montano
, no Monte Castelo.
Na parte mais alta da cidade, fica o Museu Histórico de Montese,
o local possui16 salas temáticas,na qual conta com várias salas com exposições, sendo que a que mais chama mais a
atenção dos brasileiros é a sala dedicada à participação dos brasileiros na
Segunda Guerra.
A FEB (Força Expedicionária Brasileira) era formada por 25 mil soldados, dos quais dois mil morreram, desapareceram ou ficaram feridos durante a batalha contra os alemães.
Na sala há duas construções históricas, uma que representam uma enfermaria e um escritório de campo. Na sala da enfermaria há a representação de um enfermeiro atendendo um soldado ferido. Já no escritório há a representação de um oficial brasileiro no acampamento acompanhando a situação dos combates ao redor de Montese com a ajuda de alguns mapas. Informações no site Museo Diffuso Della Linea Gotica Montese.
Todo ano durante o mês de abril em Montese é celebrado a " Festa della Liberazione " , na qual as crianças cantam o hino da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
www.bellitalia.org.br
Contato: contato@bellitalia.org.br ou através dos telefones: Whatsapp: +55 11 9 4857-1001 ou 11 2534-8294 após às 14h.
- Nos acompanhe nas redes sociais:
facebook: bellitalia.linguaecultura
linkedin: Bell´Italia Lingua e Cultura





