Associação Bell´Italia Língua e Cultura
Av. Índico, 897 - Jd. Mar - SBCampo - SP
Telefone: 11 94857-1001 
                    + 55 11 94857-1001 (Whatsapp)
E-mail: bellitalialinguaecultura@gmail.com 

Blog Post

Montese, a cidade italiana homenageia os heróis da FEB (Força Expedicionária Brasileira)

  • Por Associação Bell´Italia
  • 17 abr., 2019
Associação Bell´Italia

A cidade de Montese, na Itália,  faz fronteira com as províncias de Modena e de Bolonha, na região de  Emilia Romagna, é conhecida por ser cenário de uma importante batalha na Segunda Guerra Mundial.

A Batalha de Montese aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial, nos dias 14 e 17 de abril de 1945, sendo parte da Ofensiva Aliada final da Campanha na Itália, sendo de um lado os pracinhas brasileiros da FEB, junto com alguns tanques da Divisão Blindada Norte-Americana e outras tropas do 14º Exército Alemão.

Segundo informações do site Ministério da Defesa, “De acordo com o general da reserva do Exército, Luiz Eduardo Rocha Paiva, a Vila de Montese foi a parte mais significativa da ação brasileira. "O ataque começou às 9h35, do dia 14 de abril de 1945, feito pelo 11º Regimento de Infantaria de São João Del Rei, e se prolongou até as 15 horas. Para ele, a conquista de Montese é significativa porque rompeu as linhas inimigas “Gótica” e “Gengis Khan”, permitindo que os aliados cercassem 148ª Divisão e aprisionando cerca de 21 mil homens.

 Apesar da vitória, a Batalha de Montese foi uma das mais sangrentas da história das Forças Armadas, com mais de quatrocentas baixas (mortos e feridos). A topografia favorecia o defensor alemão, que ocupava posição dominante no terreno. Outro fator relevante foi a forte resistência alemã, por causa da importância estratégica da área. Eles reagiram minando campos, e por contra-ataques com blindados, bombardeios e morteiros."

Os soldados brasileiros venceram sobre os alemães e libertaram a cidade em 17 de abril de 1945, o acontecimento de liberação de Montese recebeu o nome de “Ofensiva da Primavera.

Tomada de Montese | Foto: Ministério da Defesa
Como  forma de homenagem aos brasileiros que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial para libertar Montese das forças alemãs, a cidade conta com uma praça de nome Piazza Brasile,  além de outros monumentos dedicados à Força Expedicionária Brasileira, entre eles o que se encontra na Via Panorâmica e o Gaggio Montano, no Monte Castelo.

Na parte mais alta da cidade, fica o Museu Histórico de Montese, o local possui 16 salas temáticas,  na qual conta com várias  salas com exposições, sendo que a que mais chama mais a atenção dos brasileiros é a sala dedicada à participação dos brasileiros na Segunda Guerra.

A FEB (Força Expedicionária Brasileira) era formada por 25 mil soldados, dos quais dois mil morreram, desapareceram ou ficaram feridos durante a batalha contra os alemães.

Na sala há duas construções históricas, uma que representam uma enfermaria e um escritório de campo. Na sala da enfermaria há a representação de um enfermeiro atendendo um soldado ferido. Já no escritório há a representação de um oficial brasileiro no acampamento acompanhando a situação dos combates ao redor de Montese com a ajuda de alguns mapas. Informações no site Museo Diffuso Della Linea Gotica Montese.

Todo ano durante o mês de abril em Montese é celebrado a "Festa della Liberazione" , na qual as crianças cantam o hino da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Piazza Brasile, Montese | Foto: Divulgação

Associação Bell´Italia Língua e Cultura
www.bellitalia.org.br
Contato: contato@bellitalia.org.br  ou através dos  telefones: Whatsapp: +55 11 9 4857-1001 ou 11 2534-8294 após às 14h.

  • Nos acompanhe nas redes sociais:
instagram: @bellitaliasbc
facebook: bellitalia.linguaecultura
linkedin: Bell´Italia Lingua e Cultura
spotify: Bell´Italia Lingua e Cultura
Por Associação Bell´Italia 24 abr., 2019
Festa della Liberazione, 25 de abril
Por Associação Bell´Italia 19 fev., 2019

Os certificados em italiano são destinados a cidadãos estrangeiros, aos cidadãos italianos residentes no exterior - descendentes de emigrantes italianos e aos imigrados estrangeiros na Itália.


- Para que serve?

Os exames de proficiência servem para medir o nível de conhecimento no idioma, são testes que avaliam a capacidade em se comunicar. As provas reúnem exercícios de leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral.

São destinados aos estudantes estrangeiros que pretendem cursar em universidades italianas, os estrangeiros que requerem a autorização de residência para um longo período e aos que pretendem trabalhar na Itália em companhias internacionais pois algumas empresas podem também exigir o exame de conhecimento no idioma.

Desde dezembro de 2018, o exame de proficiência no idioma, passa a ser um requisito obrigatório nos processos de naturalização italiana.

 

  • CERTIFICAÇÃO - CILS e CELI


  • CILS  - Certificati di Lingua Italiana Universit à   per Stranieri di Siena

A certificação CILS é emitida pela Universidade para Estrangeiros de Siena e reconhecida pelo Ministérios de Relações Exteriores.  Cada nível avalia a capacidade de falar e escrever italiano. Serve para aqueles que pretendem estudar e trabalhar na Itália.

O certificado é dividido em seis n íveis , sendo do A1 (nível principiante) até o nível C2 ( proficiência). Todos os níveis têm teste de leitura e prova escrita, compreensão oral e expressão oral, e estão de acordo com as orientações definidas pelo Quadro Europeu Comum de Refer ência para as Línguas.

A tabela abaixo mostra a correspondência entre os níveis da certificação CILS e aqueles propostos pelo Conselho da Europa.

 

N ível

Quadro Europeu Comum          

de  Refer ência

N ível CILS

 Proficiente

 C2

 C1

CILS QUATTRO-C2

CILS TRE-C1

 Independente       

 B2

B1

CILS DUE-B2

CILS UNO-B1

 Usuário

A2

A1

CILS A2

 CILS A1

Fonte: cils.unistrasi.it



- Como é o exame?

As certificações de nível A1 e A2 , a marcação é de 60 pontos , os níveis B1, B2, C1 e C2 a marcação é de 100 pontos. Para obter a certificação, é necessário obter uma pontuação suficiente em cada um dos cinco testes.


- Dura ção do teste:

A duração do teste é de acordo com cada nível:

          N ível

     Parte escrita                

Parte Oral

        A1      

     1h45 a 2h15

10 min

        A2  

     2h05 a 2h45                      

10 min

       B1

     3h40

10 min

       B2

      3h45                                    

10 min

       C1

      4h40

15 min

       C2

      3h45

15 min


- Quando
é realizado o exame?

Data das provas:  Os exames são realizados duas vezes por ano em: junho e dezembro.

Inscri ções: São realizadas de três a quatro meses antes das provas.

Onde fazer: A Associação Bell ´Italia tem cursos preparatórios para a certificação. A prova é realizada em instituições conveniadas no ABC.

Resultado exame: O resultado do exame é disponibilizado três meses após a sua realização.

Por Associação Bell´Italia 18 fev., 2019

Na última quinta-feira (14.02.2019), assinado na Prefeitura de São Bernardo do Campo, pelo prefeito Orlando Morando, e em seguida no Consulado Geral da Itália, em São Paulo, o acordo de participação para concessão de bolsas de estudos no idioma italiano para professores da rede pública municipal.

O prefeito Orlando Morando, assinou o Acordo de Cooperação juntamente com a Secretária de Educação, Silvia Donnini e o apoio do Secretário da Cultura Adalberto Guazzelli, para a capacitação de cerca de 30 professores da rede pública municipal do programa “Educar Mais”, para o ensino do curso de língua, linguagem e cultura italiana para os alunos entre 5 e 10 anos de idade.

Com o apoio do Consulado da Itália em São Paulo e totalmente custeado pela Associação Bell’Italia Língua e Cultura, de São Bernardo do Campo, a qual irá auxiliar no desenvolvimento dos materiais de ensino e treinamento aos professores da rede municipal. As aulas terão duração de 180 horas.

Em seguida a assinatura do acordo foi realizada na sede do Consulado Geral italiano, em São Paulo, contou com a presença do Cônsul Geral da Itália, Min. Filippo La Rosa, o Sottosegretario agli Esteri On. Guglielmo Picchi, o Embaixador Min. Antonio Bernardino e a Presidente da Associação Bell´Italia, Sonia Maria Galuchi.

Representando a Secretária de Educação, estava presente, Celso Ricardo Silva. Na assinatura também estavam as presenças especiais de Augusto Bellon, João e Gisele Gazinhato.

Por Associação Bell Italia 14 jan., 2019

Atualmente cerca de 65 milhões de pessoas no mundo falam italiano. É o idioma oficial nos países como Itália, San Marino, Cidade do Vaticano e Suíça. E é o segundo idioma na Ilha de Malta, Eslovênia e Croácia.

Existe cerca de 18 diferentes dialetos na Itália. O idioma italiano, assim como o português tem sua origem a partir do latim, possuindo algumas semelhanças entre os dois idiomas.


Por que estudar italiano?


  • Língua e Cultura: A Itália é um país com um vasto patrimônio natural e cultural, a civilização italiana é uma das mais ricas da Europa e possui excepcionais artistas como Michelangelo, Raphael e Leonardo da Vinci.


  •  Viajar: Conhecer suas obras de arte, monumentos históricos, visitar pequenas e charmosas cidades e contemplar belíssimas paisagens como os lagos italianos, montanhas, museus, cidades medievais e vivenciar e sentir toda a história do país. Visitar o Coliseu em Roma, passear pela cidade da moda e design em Milão, entre outras belas cidades como Verona, Florença e regiao da Toscana.

  • Gastronomia: Uma das mais influentes e saborosas, a culinária italiana conta com várias especialidades, além do risoto, tiramisu, spaghetti, gnocchi entre tantas outras.

  • Origens da família: No Brasil cerca de 30 milhões de pessoas possuem ascendência italiana, quase 15% da população brasileira possui antepassados italianos. É um dos países com maior número de descendentes italianos no mundo. Na cidade de São Bernardo do Campo, os primeiros imigrantes italianos chegaram no ano de 1877. Aprender o italiano, é muitas vezes entrar em contato com a história da própria família.

  • Reconhecer a cidadania italiana: A cidadania italiana é um direito por sangue e atualmente para o reconhecimento da cidadania não é exigido o conhecimento no idioma e cultura italiana, mas muito tem se falado em, futuramente, exigir um certificado de conhecimento em um nível a ser estabelecido. Afinal ser cidadão italiano e não dominar o idioma, é o mesmo que ser cidadão brasileiro e não falar o português. Além disto, dominar o idioma pode auxiliar aqueles que pretendem viajar para a Itália, a fim de efetuar o processo de reconhecimento da cidadania, sendo por conta própria ou com um assessor.

Quer aprender o idioma? Matrículas abertas, com início das aulas em março de 2019. Entre em contato conosco.

Associação Bell ´Italia – Língua e Cultura Italiana
www.bellitalia.org.b r

instagram: @bellitaliasbc
facebook: bellitalia.linguaecultura

Mais Posts
Por Associação Bell´Italia 24 abr., 2019
Festa della Liberazione, 25 de abril
Por Associação Bell´Italia 19 fev., 2019

Os certificados em italiano são destinados a cidadãos estrangeiros, aos cidadãos italianos residentes no exterior - descendentes de emigrantes italianos e aos imigrados estrangeiros na Itália.


- Para que serve?

Os exames de proficiência servem para medir o nível de conhecimento no idioma, são testes que avaliam a capacidade em se comunicar. As provas reúnem exercícios de leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral.

São destinados aos estudantes estrangeiros que pretendem cursar em universidades italianas, os estrangeiros que requerem a autorização de residência para um longo período e aos que pretendem trabalhar na Itália em companhias internacionais pois algumas empresas podem também exigir o exame de conhecimento no idioma.

Desde dezembro de 2018, o exame de proficiência no idioma, passa a ser um requisito obrigatório nos processos de naturalização italiana.

 

  • CERTIFICAÇÃO - CILS e CELI


  • CILS  - Certificati di Lingua Italiana Universit à   per Stranieri di Siena

A certificação CILS é emitida pela Universidade para Estrangeiros de Siena e reconhecida pelo Ministérios de Relações Exteriores.  Cada nível avalia a capacidade de falar e escrever italiano. Serve para aqueles que pretendem estudar e trabalhar na Itália.

O certificado é dividido em seis n íveis , sendo do A1 (nível principiante) até o nível C2 ( proficiência). Todos os níveis têm teste de leitura e prova escrita, compreensão oral e expressão oral, e estão de acordo com as orientações definidas pelo Quadro Europeu Comum de Refer ência para as Línguas.

A tabela abaixo mostra a correspondência entre os níveis da certificação CILS e aqueles propostos pelo Conselho da Europa.

 

N ível

Quadro Europeu Comum          

de  Refer ência

N ível CILS

 Proficiente

 C2

 C1

CILS QUATTRO-C2

CILS TRE-C1

 Independente       

 B2

B1

CILS DUE-B2

CILS UNO-B1

 Usuário

A2

A1

CILS A2

 CILS A1

Fonte: cils.unistrasi.it



- Como é o exame?

As certificações de nível A1 e A2 , a marcação é de 60 pontos , os níveis B1, B2, C1 e C2 a marcação é de 100 pontos. Para obter a certificação, é necessário obter uma pontuação suficiente em cada um dos cinco testes.


- Dura ção do teste:

A duração do teste é de acordo com cada nível:

          N ível

     Parte escrita                

Parte Oral

        A1      

     1h45 a 2h15

10 min

        A2  

     2h05 a 2h45                      

10 min

       B1

     3h40

10 min

       B2

      3h45                                    

10 min

       C1

      4h40

15 min

       C2

      3h45

15 min


- Quando
é realizado o exame?

Data das provas:  Os exames são realizados duas vezes por ano em: junho e dezembro.

Inscri ções: São realizadas de três a quatro meses antes das provas.

Onde fazer: A Associação Bell ´Italia tem cursos preparatórios para a certificação. A prova é realizada em instituições conveniadas no ABC.

Resultado exame: O resultado do exame é disponibilizado três meses após a sua realização.

Por Associação Bell´Italia 18 fev., 2019

Na última quinta-feira (14.02.2019), assinado na Prefeitura de São Bernardo do Campo, pelo prefeito Orlando Morando, e em seguida no Consulado Geral da Itália, em São Paulo, o acordo de participação para concessão de bolsas de estudos no idioma italiano para professores da rede pública municipal.

O prefeito Orlando Morando, assinou o Acordo de Cooperação juntamente com a Secretária de Educação, Silvia Donnini e o apoio do Secretário da Cultura Adalberto Guazzelli, para a capacitação de cerca de 30 professores da rede pública municipal do programa “Educar Mais”, para o ensino do curso de língua, linguagem e cultura italiana para os alunos entre 5 e 10 anos de idade.

Com o apoio do Consulado da Itália em São Paulo e totalmente custeado pela Associação Bell’Italia Língua e Cultura, de São Bernardo do Campo, a qual irá auxiliar no desenvolvimento dos materiais de ensino e treinamento aos professores da rede municipal. As aulas terão duração de 180 horas.

Em seguida a assinatura do acordo foi realizada na sede do Consulado Geral italiano, em São Paulo, contou com a presença do Cônsul Geral da Itália, Min. Filippo La Rosa, o Sottosegretario agli Esteri On. Guglielmo Picchi, o Embaixador Min. Antonio Bernardino e a Presidente da Associação Bell´Italia, Sonia Maria Galuchi.

Representando a Secretária de Educação, estava presente, Celso Ricardo Silva. Na assinatura também estavam as presenças especiais de Augusto Bellon, João e Gisele Gazinhato.

Por Associação Bell Italia 14 jan., 2019

Atualmente cerca de 65 milhões de pessoas no mundo falam italiano. É o idioma oficial nos países como Itália, San Marino, Cidade do Vaticano e Suíça. E é o segundo idioma na Ilha de Malta, Eslovênia e Croácia.

Existe cerca de 18 diferentes dialetos na Itália. O idioma italiano, assim como o português tem sua origem a partir do latim, possuindo algumas semelhanças entre os dois idiomas.


Por que estudar italiano?


  • Língua e Cultura: A Itália é um país com um vasto patrimônio natural e cultural, a civilização italiana é uma das mais ricas da Europa e possui excepcionais artistas como Michelangelo, Raphael e Leonardo da Vinci.


  •  Viajar: Conhecer suas obras de arte, monumentos históricos, visitar pequenas e charmosas cidades e contemplar belíssimas paisagens como os lagos italianos, montanhas, museus, cidades medievais e vivenciar e sentir toda a história do país. Visitar o Coliseu em Roma, passear pela cidade da moda e design em Milão, entre outras belas cidades como Verona, Florença e regiao da Toscana.

  • Gastronomia: Uma das mais influentes e saborosas, a culinária italiana conta com várias especialidades, além do risoto, tiramisu, spaghetti, gnocchi entre tantas outras.

  • Origens da família: No Brasil cerca de 30 milhões de pessoas possuem ascendência italiana, quase 15% da população brasileira possui antepassados italianos. É um dos países com maior número de descendentes italianos no mundo. Na cidade de São Bernardo do Campo, os primeiros imigrantes italianos chegaram no ano de 1877. Aprender o italiano, é muitas vezes entrar em contato com a história da própria família.

  • Reconhecer a cidadania italiana: A cidadania italiana é um direito por sangue e atualmente para o reconhecimento da cidadania não é exigido o conhecimento no idioma e cultura italiana, mas muito tem se falado em, futuramente, exigir um certificado de conhecimento em um nível a ser estabelecido. Afinal ser cidadão italiano e não dominar o idioma, é o mesmo que ser cidadão brasileiro e não falar o português. Além disto, dominar o idioma pode auxiliar aqueles que pretendem viajar para a Itália, a fim de efetuar o processo de reconhecimento da cidadania, sendo por conta própria ou com um assessor.

Quer aprender o idioma? Matrículas abertas, com início das aulas em março de 2019. Entre em contato conosco.

Associação Bell ´Italia – Língua e Cultura Italiana
www.bellitalia.org.b r

instagram: @bellitaliasbc
facebook: bellitalia.linguaecultura

Show More
Share by: